sábado, 2 de maio de 2015

Resenha: O Diário de Anne Frank.


♥ 


Título original: O Diário de Anne Frank
Editora: BestBolso
Número de Páginas: 373
Preço: (não lembro)

 “ 12 de junho de 1942 - 1° de agosto de 1944.Ao longo deste período a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente seguiu para Auschwitz, e mais tarde para Bergen-Belsen. A força da narrativa de Anne, com impressionantes relatos das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus, faz deste livro um precioso documento. Seu diário já foi traduzido para 67 línguas, e é um dos livros mais lidos no mundo. Ele destaca sentimentos, aflições e pequenas alegrias de uma vida incomum. A transformação da menina em mulher, o despertar do amor, a fé inabalável na religião, e releva a rara nobreza de um espírito  amadurecido no sofrimento. Um retrato da menino por trás do mito.”


 Esse livro é realmente incrível, pois , uma coisa é você estudar sobre a Segunda Grande Guerra em aulas de História e outra é você esta dentro dela, é isso que acontece quando você começa a ler o Diário de Anne Frank, simplesmente entramos dentro do contexto, sentimos junto com a personagem todo o sofrimento, angústia e o anseio para a liberdade.
 Anne era uma menina como todas nós, tendo um sonho de ser alguém importante, ter as neuras nas descobertas em começar ser uma mulher, se apaixonar por uma pessoa e sentir esse amor  arder, dominar, por todo o corpo.
 Outro fato importante, Anne nos deixa informados de tudo o que está acontecendo naquele momento, todos os fatos mundiais, ouvindo no rádio que contia no escritório onde ficava no anexo.
 Era realmente inacreditável , a forma na qual eles viviam, horários e limites para tudo. Em momentos não podia inclusível andar pelo anexo, fazer as necessidades, pois qualquer barulho já era uma chance a mais de ser descobertos.
 Comida limitada, água, condições de higiene. Começar a morar com pessoas que nem são de sua família. Fora os conflitos que aconteciam entre eles, relações de amizade, de filha e mãe, filha e pai, irmã e irmã.
 Mais uma vez fico perplexa do que a humanidade é capaz, é algo realmente insano, extraordinário. Indignação é realmente muito pouco. Somos capazes de tanto, e não usamos isso para o bem. Como? Por quê? 
 O pior que mesmo, graças a Deus que o Holocausto tenha acabado, ainda vemos grupos sociais discriminando outros. Julgamentos por cor de pele (sim, existe até hoje),por peso, altura, formas de pensamentos diferenciados, e uma série infinita de atos ridículos e banais.
 Essa leitura é um pouco pesada, pois sabemos que tudo que foi relatado ocorreu e ao extremo.
 No fim das contas, sabemos que todos no anexo morreram, com exceção de Otto Frank, pai de Anne que publicou o Diário da garota.
 Um dos sonhos de Anne era de querer ser lembrada após a morte, queria ser escritora, que sua força inspirasse as pessoas. Ao menos isso aconteceu. Anne para mim é uma inspiração. Motivação. Apesar dos apesares, estava ali, lutando para Viver.
 Quem não leu, leia. Mesmo que seja obrigado pela escola, agradeça ao seu professor por isso. Pois o conhecimento que obterá, a consciência renovada que irá adquirir não tem preço.
 Indico. É  um daqueles livros que ao terminar a leitura a história permanece na sua mente. Realmente marcante. Pra ser real, li este livro á uns dois anos atrás, e ainda sim tenho detalhes guardados.
Enfim. Faça o bem. Aproveite sua vida, pois apesar de você achar que não, temos muito, temos um céu abrangente nos abraçando, esperando somente para o bem.


“Não consigo me imaginar vivendo como mamãe, a Sr. Van Daan e todas as mulheres que fazem seu trabalho e depois são esquecidas. Preciso ter alguma coisa além de um marido e de filhos aos quais me dedicar! Não quero que minha vida tenha passado em vão, como a maioria das pessoas. Quero ser útil ou trazer alegria a todas as pessoas, mesmo àquelas que jamais conheci. Quero continuar vivendo após a morte! E é por isso que agradeço tanto a Deus por ter me dado esse dom, que posso usar para me desenvolver e para expressar tudo o que existe dentro de mim!”     


“... vou fazer com que minha voz seja ouvida, vou para o mundo e trabalharei em prol da humanidade!
 Agora sei que primeiro é preciso coragem e felicidade!”
“Qual o sentido da guerra? Por que, por que as pessoas não podem viver juntas em paz? Por que toda essa destruição?”


“Trabalho, coragem, esperança...amar.

Faça-me boa, e me ajude a enfrentar!”
                                                                                                    -Anne Frank


Espero muito que tenham gostado, obrigada pela visita e até a próxima resenha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário